A noção de espaço começa a ser construída já nos primeiros meses de vida e vai se tornando cada vez mais complexa, de acordo com as experiências vividas pela criança.
Assim a criança vai ampliando seu desenvolvimento mental por meio da sua interação com o meio em que vive.
Neste período a criança consegue localizar objetos, agindo sobre eles, seja tocando, apalpando ou pegando o que está próximo.
Aos poucos, a criança vai se desenvolvendo, estabelecendo relações entre o objeto e seu corpo, adquirindo referenciais como perto e longe, frente e atrás e dentro e fora.
A partir dessas experiências, ela já é capaz de estabelecer referências e considerar as relações de direita e esquerda, frente e atrás, acima e embaixo, primeiro em relação a ela própria e depois em relação ao outro. Só mais tarde serão capazes de transpor o real para a representação simbólica por meio de maquetes, croquis e mapas. E é importante que a criança perceba que esses recursos são meios de compreender o mundo em que se vive.
Portanto, é importante que o professor utilize imagens para reforçar o aprendizado de seus alunos. Além disso poderá utilizar também imagens de satélites, vídeos, gráficos, tabelas e pinturas. Estes recursos contribuem para o desenvolvimento do aluno, uma vez que permitem a comparação e a observação, estimulando a construção do conhecimento.
Veja aqui algumas sugestões de atividades que podem ser trabalhadas na disciplina de Geografia, de forma interdisciplinar:
Vídeos
Tabelas
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