segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Fotografia


Entre os documentos visuais, a fotografia é um dos meios mais utilizados em materiais didáticos, quer pela sua popularização, quer pela quantidade de acervos disponibilizados em museus, coleções e também pela disponibilidade na internet.


A fotografia é uma fonte importante de pesquisa, porém é preciso muito cuidado em seu uso, pois o autor imprime nas fotos sua própria visão e mundo, sua marca pessoal. Por isso é importante proporcionar aos alunos o contato com leituras e perspectivas diversas sobre o mesmo assunto.

As fotografias nos proporcionam a leitura de documentos visuais e, portanto, desenvolvem habilidades de observação, registro e argumentação.

Esse recurso pode ser utilizado em sala de aula devido ao baixo custo. Além disso, a linguagem visual provoca um forte apelo, já que “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Vejamos aqui algumas atividades que podem ser realizadas em sala de aula utilizando fotografia ou imagens de revistas:


ATIVIDADE 1: História da minha cidade

Trabalho integrado entre Geografia, História e Português. Alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental.

É importante desenvolver nas crianças a capacidade de compreensão das diferentes paisagens, reconhecendo seus elementos, sua história, suas práticas sociais e culturais, assim como a interação existente entre elas. Além disso, contém espaços/tempos distintos no passado, presente e futuro.

 Mostrar as fotografias da cidade de antes e a de agora;

 Identificar elementos da paisagem antiga: pessoas, transporte, moradia, vestimentas, etc.;

 Comparar com a fotografia da cidade de hoje.

o O que demonstra o avanço tecnológico?

o Que ações humanas ocorreram na transformação da paisagem?

É importante que o aluno perceba que a ação do homem transforma a natureza de modo a atender seus objetivos, utilizando para isso os avanços da tecnologia.

Ao final da atividade, pede-se que os alunos registrem o que viram, debatam sobre a questão, façam desenhos comparativos, etc.


ATIVIDADE 2: Fotonovela Digital

Fotonovela é uma espécie de novela em formato de história em quadrinhos, onde são utilizadas fotos em vez de desenhos, ou ainda, é uma arte que conjuga imagens e texto, com o objetivo de narrar histórias.

É um instrumento para o aprendizado, fácil de produzir, pois contém um número reduzido de personagens e cria uma parceria entre o conteúdo escolar e a tecnologia.

Para produzir a fotonovela é necessário planejar o tema e elaborar um roteiro a ser seguido.


OBJETIVOS:

 Trabalhar com a linguagem visual (leitura de imagens);

 Identificar os códigos característicos do universo das histórias em quadrinhos (legendas, balões, enquadramento, etc.);

 Elaboração de textos;

 Trabalho em equipe.

 Noções de tempo e espaço;

 Aprender a utilização do discurso direto e indireto


Os grupos receberão diversas fotos (ou imagens de revista) e balões de diálogo.

Pode-se trabalhar em grupo, onde os alunos se organizarão em torno de um tema definido pelo professor, para a elaboração da história da fotonovela.

Ao final, será feita a troca das histórias entre os grupos para que emitam suas opiniões e dêem sugestões que possam aperfeiçoar a construção do tema proposto.


ATIVIDADE 3: Linha do Tempo

Trabalho a ser realizado com alunos da Educação Infantil.

Trabalhar com a identidade pessoal, social e auto-estima.

A professora proporcionará atividades de resgate da história de sua família, trazendo fotografias e objetos usados nos seus primeiros meses de vida.

Após a dramatização de uma música infantil, os alunos farão a criação da linha do tempo, utilizando recorte de revistas.


ATIVIDADE 4: Leitura de Imagens

Público Alvo:  Alunos do Ensino Médio.

A leitura de imagens exige capacidade de interpretação, contextualização, análise e crítica.

O Professor que realiza essa atividade deve realizar um planejamento prévio que lhe permita saber exatamente aonde quer chegar com a atividade, que idéias pretende privilegiar, quais as atividades que serão aplicadas, que conteúdos do projeto pedagógico serão beneficiados a partir desse trabalho e que orientações fundamentais devem ser passadas aos alunos para que a efetivação do trabalho aconteça.

DINÂMICA: Serão mostradas fotografias desafiadoras, questionadoras e reflexivas, onde os alunos farão uma produção textual que envolverá diversas áreas do conhecimento como a literatura, a gramática, a sociologia e a filosofia.

VARIAÇÃO: Pode-se utilizar fotos de jornais antigos para a realização desta atividade, uma vez que contribui para a diminuição da quantidade de lixo no ambiente.


ATIVIDADE 5: Quebra-cabeças

Quebra-cabeça é um jogo de raciocínio em que as peças devem ser combinadas de modo a formar uma estrutura pré-determinada.

Os jogos desse tipo constituem-se em um recurso a mais para a elaboração do pensamento geométrico, pois permitem o desenvolvimento da habilidade da percepção visual e da visualização de formas, geométricas ou não. É um jogo que permite a aplicação de diferentes estratégias para a resolução de problemas.

O quebra-cabeça também é utilizado para criação de novas imagens, como por exemplo, criação de outras figuras humanas, misturando partes do corpo humano de diversas pessoas.

Essa atividade pode ser executada nas aulas de Artes, com a proposta de se trabalhar com as obras de Salvador Dalí, criando figuras surreais.

Trabalho a ser realizado com alunos do 7° Ano do Ensino Fundamental.



ATIVIDADE 6:  utilizando recursos de animação

Recursos de animação possibilitam variadas formas de interação e representação do mundo real ou imaginário. Nesse caso, primeiramente é preciso pensar no que se deseja fazer e em seguida, dar forma ao imaginado.

A criação de uma animação envolve a linguagem verbal e a não–verbal, a lógica sequencial e a expressão visual do objeto a ser representado.

Por isso, apropriar–se desse tipo de recurso requer a busca e o aprimoramento, não só da técnica da animação, como também da forma de expressão que se deseja utilizar.

O uso da animação pode ser fonte de investigação e análise da visão de mundo de seu aluno e das diferentes linguagens utilizadas na elaboração da animação. Além disso, ela pode ser utilizada na finalização de muitas atividades, ou seja, é um recurso que dá novas formas à produção do aluno (tão habituado ao caderno e à caneta). Além disso, amplia seu repertório e possibilita uma vivência no processo da elaboração de produtos culturais que ele consome diariamente.
A atividade pode ser trabalhada com alunos do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS

– Criar uma história animada não–verbal.

– Elaborar roteiro de trabalho em grupo.

– Utilizar máquina digital com autonomia.

– Utilizar um programa de animação.

– Apresentar um “festival de animações” para a comunidade escolar.


RECURSOS NECESSÁRIOS:

Computador, máquina digital, software de animação gratuito (sugestão: Animator) e processador de texto.

ATIVIDADE 7:  Analisando o uso de Imagens do “Google Earth” e de mapas no ensino de geografia.

O uso de imagens de satélite são instrumentos poderosos para manipular a informação espacial. Neste trabalho, o objetivo é fazer uma análise do uso de imagens de satélite de alta resolução disponibilizadas pelo “Google Earth” na Internet e de mapas cartográficos, a partir de uma visão comparativa do uso de ambos os instrumentos, focalizando dificuldades e potencialidades em suas leituras e manipulações para a compreensão da configuração sócio-espacial nas aulas de geografia do Ensino Fundamental e Médio.

A atividade trabalha a compreensão do espaço através das noções geográficas.

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