segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Retroprojetor



Muitos pensam que este equipamento está ultrapassado, mas ele ainda é muito utilizado nas escolas.


É um recurso de fácil manuseio e de baixo custo.

Para utilizar o Retroprojetor, devemos observar os seguintes tópicos:

 A exibição da transparência deve acompanhar o que se está falando.

 O retroprojetor deve ser desligado sempre que não estiver sendo utilizado, pois ele possui uma lâmpada que esquenta muito.

 Ao preparar as transparências, cuidado com o tipo, a cor e o tamanho da letra. Letras muito pequenas não são visíveis aos alunos que sentam no final da sala.

 Adequar o foco, a distância do Retroprojetor até a parede, para que o conteúdo fique visível e bem nítido para quem lê.


Agora pense e reflita um pouco sobre seu uso em sala de aula.

Será possível utilizá-lo de outras formas?

Como esse recurso pode colaborar para a construção do conhecimento?


Muitas atividades podem ser projetadas para uso com o retroprojetor, em todas as áreas do conhecimento. Tudo depende da criatividade do professor e dos objetivos que deseja alcançar. Vamos ver uma atividade?


Atividade na área de Geografia


Colocar uma transparência no retroprojetor com o contorno do mapa do Brasil. Projetar no quadro.

Pedir para os alunos identificarem os Estados (você pode ir apontando para cada um deles). Conforme eles forem acertando, você coloca uma tira de papel (com fita crepe ou dupla face por trás da folha) com o nome daquele Estado, no lugar que o aluno indicou.
Vai fazendo assim até que eles acertem todos os Estados.
Também é possível escrever com pilot no quadro em vez de colar as tiras de papel. Ou pedir que os alunos escrevam.
Também dá para trabalhar as regiões do Brasil dessa forma. É só pedir que eles pintem no quadro branco cada região de uma cor.





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