segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Rádio / CD


O rádio é um meio de comunicação massivo e assim como a TV tem um alcance em todas as camadas da população pela sua facilidade de interagir com o público.


É uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada na educação, pois o seu processo de produção é democrático, coletivo, participativo e interativo, ajuda na socialização dos saberes, na troca de informações, além de contribuir para capacidade de síntese, de elaboração, da linguagem e da oralidade - necessidade de se adequar a fala à níveis de discursos diferentes.

No decorrer da produção de uma rádio, a elaboração dos textos deverá ser clara e precisa, pois estes textos precederão a fala, que será dirigida aos alunos.

A rádio escolar deve ser comandada pelos alunos, porém orientada pela equipe de professores. O professor então precisa fazer um trabalho anterior, que será preparar junto com os alunos todo o material necessário e adequado à programação. Será necessário que os alunos se envolvam nesta atividade, pesquisem e escrevam variados tipos de textos.

A utilização do rádio escolar pode fazer com que as aulas sejam mais estimulantes e melhor aproveitadas pelos alunos, já que torna prazerosa a assimilação do conteúdo, proporcionando interações e troca de informações entre alunos e professores.

Esse meio de comunicação com certeza amplia horizontes e para ser bem utilizado precisa ser apreendido, refletido e convertido em novas experiências.

O professor também pode aproveitar o equipamento e colocar um CD de música para analisar diversos tipos de textos. Dá para aproveitar muitas músicas que os próprios alunos costumam ouvir e, porque não, colocar músicas clássicas e diferentes do que eles ouvem no dia-a-dia?





Nenhum comentário:

Postar um comentário